quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Tutorial | Lanternas Leves

(Fig.1)
Importante:
Ao soltar balões com lanternas, a primeira coisa que devemos ter em mente é que cada lanterna tem uma chama acesa e NADA deve chegar aceso ao solo em hipótese alguma.
A segurança deve vir sempre em primeiro lugar, então observe as seguintes regras:

1 - A duração da vela nunca pode ser maior que a duração da bucha. Assim, como as lanternas serão acesas todas antes da bucha, teremos a certeza que todas estarão apagadas no momento do pouso. 
2 - As lanternas devem ser firmes para que não se queimem durante o vôo. 
3 - As lanternas devem estar a uma distância segura do balão. 
4 - As lanternas devem ser presas ao balão com um fio (linha) que não leve o fogo até o balão, no caso remoto do fio ser inflamado pelo fogo da vela. 
5 - Esse fio deve ser preso ao balão com papel e cola. Fita adesiva do tipo durex pode desprender-se com o tempo e o calor. É verdade que 9,9 entre 10 lanternas que soltam-se do balão apagam ao cair no chão, mas não devemos contar com isso, já que nosso objetivo é nos aproximarmos ao máximo da segurança total. 
6 - O balão deve ser solto com menos do que sua carga máxima, a fim de ganhar boa altura antes da bucha apagar. Se colocarmos peso de mais o balão cairá aceso. 
Dica: Experimente. Acenda uma lanterna e observe até que a vela se acabe, marcando o tempo e vendo se no final ela não se queima. Acenda um balão e segure até a bucha apagar, marcando o tempo. Ponha fogo em um pedaço de barbante para ver se ele não conduz a chama e pode ser usado para amarrar as lanternas. Anote tudo, pois essas experiências nos dão conhecimentos que usaremos nas futuras solturas. 

1º passo – Confecção do molde para lanterna

Para fazer as lanternas com rapidez e precisão é necessário um molde. A partir desse molde podemos fazer quantas lanternas quisermos. No nosso caso utilizaremos um copo de iogurte pois apresenta as dimensões ideais (Fig. 2). Para começar, risque sobre cartolina e corte para obter o fundo do molde. Tente cortar "por dentro" da risca para que fique um pouco menor que o fundo do copo (Fig. 3).
(Fig.2)

(Fig.3)



Envolva o copo com papel e corte as sobras do fundo como nas figuras 4 e 5.
(Fig.4)

(Fig.5)



Corte na altura de 6 cm (fig. 6) e elimine as sobras fazendo um corte verticalmente (fig. 7).
(Fig.6)

(Fig.7)



Estique o papel que acabamos de cortar sobre cartolina, marque seu contorno (Fig. 8) e desenhe duas abas de 7mm, sendo uma inferior e outra lateral (Fig. 9).

(Fig.8)

(fig.9)



Basta recortar a cartolina e o molde está pronto (Fig. 10). O molde deve encaixar no copo de forma que sobrem as abas para colagem (Fig. 11).



10

11





2º passo – Confecção das lanternas



Utilizando o molde, corte a lateral e o fundo da lanterna usando folha de seda. Para ganhar tempo pode-se cortar vários de uma vez. O fundo da lanterna pode ser de cartolina, seda, papel-alumínio, ou ainda, cartolina com papel-alumínio por cima. Desta forma fica mais seguro pois temos a firmeza da cartolina e a lanterna não queima quando a vela se acaba por causa do papel-alumínio. Cole a aba da lateral da lanterna (Fig. 12).


12

Agora coloque o fundo (Fig. 13), passe cola no mesmo e dobre a aba inferior por cima (Fig. 14).


13

14


Para dar firmeza à borda da lanterna, cole uma tira de cartolina de 0,5 cm em toda a volta formando um anel. As pontas dessa tira devem sobrepor-se em 1 cm (Fig. 15).

15


Prenda uma haste de arame de 20 cm na borda da lanterna (Fig. 16 e 17). O arame pode ser fio elétrico de cobre e deve ser o mais fino possível. A lanterna será amarrada ao balão por essa haste.


16

17




Caso o fundo da lanterna tenha sido feito com papel fino, deve-se colar duas tiras de cartolina formando um "X" de modo a reforçá-lo (Fig. 18).


18


3º passo – Fixação da vela.


Essa tarefa pode ser realizada momentos antes de soltar o balão, pois é mais fácil guardar as lanternas sem as velas, encaixando uma dentro da outra. A vela deve ficar firme para que não tombe sobre a lateral da lanterna. Costumo usar velinhas de aniversário de 5cm x 0,5 cm ou velas normais de 1 cm de largura cortadas em pedaços de 1,5 cm. É muito importante que a vela termine antes que a tocha do balão se apague, assim as lanternas estarão apagadas quando o balão cair.
Enrole o fundo da vela em fita adesiva de papel ou durex (não incendeia quando a vela chega ao fim), posicionando a base da vela no meio da fita de modo que apenas metade da fita entre em contato com a vela (Fig. 19). Deve-se dar duas voltas na vela (Fig. 20).

19

20


Faça quatro cortes na fita como na figura 21 e abra como na figura 22.


21

22


Finalizando, instale a vela no centro do fundo da lanterna (Fig. 23) e pronto! (Fig. 24)


23

24

FIM !