Ao soltar balões com lanternas, a primeira coisa que devemos ter em mente é que cada lanterna tem uma chama acesa e NADA deve chegar aceso ao solo em hipótese alguma.
1 - A duração da vela nunca pode ser maior que a duração da bucha. Assim, como as lanternas serão acesas todas antes da bucha, teremos a certeza que todas estarão apagadas no momento do pouso.
2 - As lanternas devem ser firmes para que não se queimem durante o vôo.
3 - As lanternas devem estar a uma distância segura do balão.
4 - As lanternas devem ser presas ao balão com um fio (linha) que não leve o fogo até o balão, no caso remoto do fio ser inflamado pelo fogo da vela.
5 - Esse fio deve ser preso ao balão com papel e cola. Fita adesiva do tipo durex pode desprender-se com o tempo e o calor. É verdade que 9,9 entre 10 lanternas que soltam-se do balão apagam ao cair no chão, mas não devemos contar com isso, já que nosso objetivo é nos aproximarmos ao máximo da segurança total.
6 - O balão deve ser solto com menos do que sua carga máxima, a fim de ganhar boa altura antes da bucha apagar. Se colocarmos peso de mais o balão cairá aceso.
Dica: Experimente. Acenda uma lanterna e observe até que a vela se acabe, marcando o tempo e vendo se no final ela não se queima. Acenda um balão e segure até a bucha apagar, marcando o tempo. Ponha fogo em um pedaço de barbante para ver se ele não conduz a chama e pode ser usado para amarrar as lanternas. Anote tudo, pois essas experiências nos dão conhecimentos que usaremos nas futuras solturas.
1º passo – Confecção do molde para lanterna
Para fazer as lanternas com rapidez e precisão é necessário um molde. A partir desse molde podemos fazer quantas lanternas quisermos. No nosso caso utilizaremos um copo de iogurte pois apresenta as dimensões ideais (Fig. 2). Para começar, risque sobre cartolina e corte para obter o fundo do molde. Tente cortar "por dentro" da risca para que fique um pouco menor que o fundo do copo (Fig. 3).
Envolva o copo com papel e corte as sobras do fundo como nas figuras 4 e 5.
Corte na altura de 6 cm (fig. 6) e elimine as sobras fazendo um corte verticalmente (fig. 7).
Estique o papel que acabamos de cortar sobre cartolina, marque seu contorno (Fig. 8) e desenhe duas abas de 7mm, sendo uma inferior e outra lateral (Fig. 9).
Basta recortar a cartolina e o molde está pronto (Fig. 10). O molde deve encaixar no copo de forma que sobrem as abas para colagem (Fig. 11).
2º passo – Confecção das lanternas
Utilizando o molde, corte a lateral e o fundo da lanterna usando folha de seda. Para ganhar tempo pode-se cortar vários de uma vez. O fundo da lanterna pode ser de cartolina, seda, papel-alumínio, ou ainda, cartolina com papel-alumínio por cima. Desta forma fica mais seguro pois temos a firmeza da cartolina e a lanterna não queima quando a vela se acaba por causa do papel-alumínio. Cole a aba da lateral da lanterna (Fig. 12).
Agora coloque o fundo (Fig. 13), passe cola no mesmo e dobre a aba inferior por cima (Fig. 14).
Para dar firmeza à borda da lanterna, cole uma tira de cartolina de 0,5 cm em toda a volta formando um anel. As pontas dessa tira devem sobrepor-se em 1 cm (Fig. 15).
Prenda uma haste de arame de 20 cm na borda da lanterna (Fig. 16 e 17). O arame pode ser fio elétrico de cobre e deve ser o mais fino possível. A lanterna será amarrada ao balão por essa haste.
Caso o fundo da lanterna tenha sido feito com papel fino, deve-se colar duas tiras de cartolina formando um "X" de modo a reforçá-lo (Fig. 18).
Essa tarefa pode ser realizada momentos antes de soltar o balão, pois é mais fácil guardar as lanternas sem as velas, encaixando uma dentro da outra. A vela deve ficar firme para que não tombe sobre a lateral da lanterna. Costumo usar velinhas de aniversário de 5cm x 0,5 cm ou velas normais de 1 cm de largura cortadas em pedaços de 1,5 cm. É muito importante que a vela termine antes que a tocha do balão se apague, assim as lanternas estarão apagadas quando o balão cair.
Enrole o fundo da vela em fita adesiva de papel ou durex (não incendeia quando a vela chega ao fim), posicionando a base da vela no meio da fita de modo que apenas metade da fita entre em contato com a vela (Fig. 19). Deve-se dar duas voltas na vela (Fig. 20).
Enrole o fundo da vela em fita adesiva de papel ou durex (não incendeia quando a vela chega ao fim), posicionando a base da vela no meio da fita de modo que apenas metade da fita entre em contato com a vela (Fig. 19). Deve-se dar duas voltas na vela (Fig. 20).
Faça quatro cortes na fita como na figura 21 e abra como na figura 22.
Finalizando, instale a vela no centro do fundo da lanterna (Fig. 23) e pronto! (Fig. 24)
FIM !
























Tutorial muito bom, indispensável para quem está começando na arte.Parabéns!
ResponderExcluirObrigado....tento na medida do possivel ajudar quem esta começando...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirShow parabéns pela explicação amigo
ResponderExcluirvlw
Excluir